quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Facebook abre seus datacenters para hackers

O Facebook anunciou hoje (27/10) que decidiu abrir seus data centers para que hackers possam aprender a melhorar seus projetos e criar novos designs. As empresas Asus, Intel, AMD e Dell estão envolvidas como parceiras.

De acordo com o siteVenture Beat, a Fundação Open Computer, responsável pelo desenvolvimento do programa, afirmou que o sistema vai permitir que qualquer pessoa acesse as criações e especificidades para hardwares caseiros do Facebook, além fornecer estrutura para grandes data centers da empresa.

O objetivo é tornar o uso da energia dos data centers mais eficiente, a fim de fazer reparos mais rápidos nos servidores, como também descobrir melhores maneiras de oferecer dados e informações em larga escala para milhões de usuários no mundo todo.

"Quando lançamos este projeto em abril, as pessoas pensavam que éramos loucos. Mas vamos construir isso juntos. Se começarmos a compartilhar nossas ideias, o ritmo da inovação vai aumentar rapidamente, como também nos concentrarmos no meio ambiente e na eficiência dele", disse Frank Frankovsky, um dos fundadores da Fundação Open Compute.

As características dos data centers estarão disponíveis para que todos possam acessá-las e propor ideias de melhoria. Por exemplo, Frankovsky menciona que o futuro centro de dados europeu do Facebook, localizado na Suécia, será uma instalação hidrelétrica verde. A instalação terá seus códigos abertos, suas especificações publicadas e disponíveis para qualquer um, seja para opinar e, possivelmente, melhorar.

Para participar, os designers de hardware e hackers precisam assinar um acordo no site da Fundação, através de suas contas no Facebook. Feito isso, devem encontrar um aspecto específico para trabalhar e assinar um acordo de licenciamento aberto para desenvolver suas ideias. Os projetos serão votados de acordo com o mérito de cada um, incluindo a originalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário