domingo, 3 de junho de 2012

Avião de passageiros se choca contra prédio na Nigéria


Um avião de passageiros, com 153 pessoas a bordo, se chocou contra um prédio de dois andares no centro de Lagos, cidade densamente populada na Nigéria, neste domingo. A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergência do país informou que o acidente ocorreu no bairro de Ishaga, região de Agege, próxima ao centro da cidade. Autoridades afirmam que a aeronave pertencia à empresa nigeriana Dana Air e seguia da capital Abuja para o aeroporto internacional de Lagos.
No sábado, uma aeronave de carga de outra companhia nigeriana, a Allied Air, partiu de Lagos e caiu em Acra, capital de Gana. O avião atingiu um ônibus lotado e matou ao menos dez pessoas, deixando vários feridos.
Angela Davies, moradora da área onde ocorreu o acidente deste domingo, confirmou que a aeronave tinha a marca da companhia Dana Air. O site da empresa informa que ela opera aeronaves modelo MD-83, da Boeing, em várias cidades na Nigéria, onde acidentes aéreos não são raros. Os funcionários da Dana ainda não se manifestaram sobre o assunto. Testemunhas disseram que assim que o avião atingiu o prédio, ele explodiu em chamas. Autoridades da Agência de Aviação Civil da Nigéria acreditam que todos os passageiros podem ter morrido.
– Eu não acredito que haja sobreviventes – disse Harold Denuren, chefe da Agência de Aviação Civil da Nigéria.
A polícia teve que usar cassetetes para afastar a multidão que se aglomerou próximo aos prédios aonde o avião bateu, para abrir caminho para os serviços de socorro se aproximarem. No entanto, a multidão era tão grande que as ambulâncias, com sirenes ligadas, não conseguiram passar. Depois, dois caminhões de bombeiros e mais de 50 agentes de socorro conseguiram chegar para combater as chamas e localizar possíveis sobreviventes.
- Esta multidão é uma loucura. As equipes de resgate não podem nem ter acesso - disse Jimoh, um motociclista que trabalha como táxi que disse ter sentido um barulho enorme quando a aeronave bateu nas construções.
Canais de TV nigerianos mostram uma densa coluna de fumaça em uma área de casas baixas em Lagos. Mais de uma construção foi danificada pelo choque e ainda não se sabe a causa do acidente e nem se havia pessoas dentro do edifício atingido. A região onde o avião caiu abriga residências em ruínas, com telhados de zinco.
Segundo testemunhas, o céu de Lagos estava ensolarado no momento do acidente, descartando a possibilidade de que o avião tenha sido derrubado por condições meteorológicas.
- Nós ouvimos uma grande explosão e, a princípio, pensamos que era um botijão de gás - contou Timothy Akinyela, repórter de um jornal local que estava assistindo a um jogo de futebol com amigos em um bar próximo ao acidente. - Em seguida, houve mais algumas explosões e todo mundo correu para fora. Foi aterrorizante. Houve confusão e gritaria.
O aeroporto internacional de Lagos é o maior do oeste da África. Dados da Autoridade Federal de Aeroportos na Nigéria (FAA, na sigla em inglês) mostram que mais de 2,3 milhões de pessoas passaram por ele só no ano de 2009. De acordo com informações da emissora Aljazeera, a Agência Nacional de Aviação dos EUA deu à FAA o status mais alto de classificação de segurança de aviação, em 2010.
No nordeste do país, atentado mata dez pessoas
Um homem-bomba que dirigia um carro cheio de explosivos invadiu neste domingo uma igreja bastante frequentada na cidade de Yalwa, no nordeste da Nigéria, e detonou as bombas, mantando ao menos 12 pessoas. Segundo forças de segurança, o motorista furou um bloqueio de tráfego, montado pela polícia local, e realizou o ataque.
Nenhum grupo radical assumiu a autoria do ataque até o momento. Autoridades suspeitam que o ato seja mais um dos ataques da organização extremista islâmica Boko Haram, ligada à rede al-Qaeda.

Matéria completa: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário